logo RCN
ECONOMIA

BC eleva Selic para 4,25%

  • Portal Contábeis -

A escalada mais recente da inflação fez o Banco Central elevar, pela terceira vez consecutiva, a taxa básica de juros. A decisão anunciada na noite de quarta-feira, 16, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) foi de uma alta de 0,75 ponto porcentual, levando a Selic de 3,50% para 4,25% ao ano. Com isso, os juros no País retornaram ao patamar de fevereiro de 2020 - antes da pandemia de covid-19.

Além de elevar a Selic, o BC sinalizou que pretende fazer um novo aumento de 0,75 ponto porcentual no próximo encontro do Copom, marcado para 3 e 4 de agosto. Alguns economistas do mercado financeiro, porém, veem a possibilidade de uma alta de até 1 ponto porcentual em agosto, caso a inflação não dê trégua até lá. O BC também passou indicações de que o atual ciclo de alta tende a colocar a Selic em patamar mais elevado do que o previsto inicialmente.

"O comunicado (divulgado pelo Copom) foi um pouco além do que a gente esperava", disse o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, ao avaliar a decisão do BC. "Se a expectativa de inflação seguir aumentando, o próximo reajuste pode ser superior a 0,75 ponto porcentual", acrescentou.

SC retoma crescimento nas exportações de carne de frango em maio Anterior

SC retoma crescimento nas exportações de carne de frango em maio

Com apoio do Governo do Estado, grupo JBS investirá R$ 442 milhões no Planalto Norte Próximo

Com apoio do Governo do Estado, grupo JBS investirá R$ 442 milhões no Planalto Norte

Deixe seu comentário